NBR 6492
Sendo o desenho a principal forma de comunicação e transmissão das idéias do arquiteto, é necessário que os outros profissionais envolvidos possam compreender perfeitamente o que está representado em seus projetos. Da mesma forma, é necessário que o arquiteto consiga ler qualquer outro projeto complementar ao arquitetônico, para possibilitar a compatibilização entre estes.
A normatização para desenhos de arquitetura tem a função de estabelecer regras e conceitos únicos de representação gráfica, assim como uma simbologia específica e pré-determinada, possibilitando ao desenho técnico atingir o objetivo de representar o que se quer tornar real.
A representação gráfica do desenho em si corresponde a uma norma internacional (sob a supervisão da ISO – International Organization for Standardization).
Porém, geralmente, cada país costuma ter suas próprias normas, adaptadas por diversos motivos. No Brasil, as normas são editadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas
Técnicas). Para desenho técnico, a principal norma é a NBR 6492 – Representação
file:///C:/Users/micro1/Downloads/desenhoarquitetnico-introduoconceitosdeprojetos-110411221622-phpapp01.pdf.
NBR 6492 Representação de projeto de arquitetura.
Esta Norma explica as condições exigidas pela ABNT, para a representação de um desenho arquitetônico. As definições do projeto arquitetônico detalha o que contém no desenho como a planta de situação com informações especifica do projeto, planta de locação contém informações das instalações elétrica e hidráulica, drenagem entre outros, planta de edificação ou planta baixa é uma visão superior da planta a um corte horizontal a 1,5 m do solo e podem ser de diversos cômodos do projeto.O desenho deve ser representado em dois tipos de papais o transparente e o opaco suas dimensões são da série A, o formato Maximo é o A0 e o mínimo é o A4. A escolha do tipo do papel deve ser feita em função do desenho. O carimbo