Atividades universitárias
A filosofia não aceita as crenças como elas são sem ao menos avaliá-las e questioná-la de maneira racionalista, criticista, investigativa, debatida e questionada. É passada uma “peneira” nas verdades ditas pelo o homem. Ela procura por respostas objetivas, com fundamentos lógicos, sem opinião, sem parcialidade ou de forma sentimental.
A filosofia existe a 26 séculos.
Philisiphía que do grego quer dizer “amor à sabedoria”.
Conhecida como a mãe de todas as ciências
Filosofia: “A decisão de não aceitar como naturais, óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossas existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido”. (Marilena Chaui, Pág 21.)
Responsável pelas as primeiras ciências e conhecimentos inovadores como a metafisica e a teologia, a lógica e a filosofia da natureza, a ética e a política, as técnicas, as artes e as invenções.
A filosofia disperta duvidas para com isso estimular as respostas, de maneira logica e racional. É fazer duvidar e se perguntar sobre as próprias crenças, ou a base delas. Se nós julgamos ser amorosos, então perguntamos: “o que é o amor?”; Se acreditarmos que somos fiéis, a pergunta é: “o que é fidelidade?”. “Ou quando acontece fidelidade e por quê?” “Qual é a função de ser fiel?” “Qual é a função de amar”.
Então a filosofia vem da sua base, da raiz da crença, é conhecer em que o sujeito crê.
ATITUDE CRÍTICA
Negativa: É a inaceitação das ideias pregadas pela experiência (senso comum), pelo o que achamos de uma coisa. É a discordância dos pré-conceitos,