Atividade universitária
ALUNA: MARIA DE FATIMA NARCISO
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO I - EXERCÍCIO 2
ORGANIZAÇÃO: PREFEITURA
Pública - órgão ligado diretamente ao poder centralizador. Integrado as pessoas jurídicas do Estado (União, estados, e Distrito Federal). Atua sempre por meio de pessoas físicas, que são os agentes públicos. É Entidade de direito público, leva em conta o direito que se tem em vista proteger, contém normas de interesse público.
Quanto aos conceitos de eficiência serão aplicados levando-se em consideração os recursos humanos, materiais e financeiros, e procurando preservar sempre o meio ambiente. Utilizando-os de forma racional, sem desperdícios, no intuito de alcançar os anseios da maior parte daquela população daquele município.
Quanto aos conceitos de eficácia, deverá ser feito um planejamento das necessidades e reinvindicações dos indivíduos, afim de que todo o trabalho realizado alcance no máximo possível sua eficácia. Desta forma, eficácia aqui é atender plenamente a sua população.
ORGANIZAÇÃO PRIVADA: UM SUPERMERCADO
O ramo do Direito é o Privado. Tem personalidade júridica própria das empresas privadas. Foram criadas para realizar atividades privativas de comércio de interesse de quem as criou. São exemplos todas as sociedades privadas com fins lucrativos.
Numa Organização privada, os princípios de eficiência estarão voltados para a produção de bens de consumo, produzindo cada vez mais e melhor com o menor gasto possível. Já quanto a eficácia, tem que se descobrir o que produzir e que a demanda possa adiquirir, para que o produto seja de fato útil, e assim estará alcançado seu objetivo.
Diferentemente da organização pública, que não tendo fins lucrativos, procura atender a todos independentemente se possuem dinheiro ou não para comprar aqueles serviços, uma vez que, os serviços básicos são oferecidos à todos.
DO TERCEIRO SETOR: As ONGS.
Chamadas de entidades paraestatais, pessoas de Direito Privado, mas que submetem-se à