Dez atividades que podem contribuir para uma boa formação universitária
1- Organização de horários, nova postura: O mundo universitário sempre revela para os alunos que nele ingressam importantes revelações e surpresas a partir da convicção de que estes estão saindo do Ensino Médio e ingressando em um local onde vai desenvolver uma nova postura e um novo modelo de aprendizado onde a autonomia é primordial para o alcance pleno do conhecimento. Vale ressaltar que a vida acadêmica requer a busca do conhecimento de forma mais forte e de maneira mais individualista pelo aluno embora a cooperação seja fundamental para a caracterização do conhecimento acadêmico. No mundo acadêmico não temos os horários como de costume de saída e entrada , mas isso não dá ao aluno a oportunidade de chegar atrasado nem a saída mais cedo que tem sido comum em aulas das Faculdades e Universidades de diversos cursos. Mesmo não sendo cobrado em termos de horário é fundamental que o aluno tenha posturas firmes em relação ao cumprimento de horários para aproveitamento completo do conteúdo e dos processos de conhecimento gerados nas aulas.
2- Leitura: É primordial que o estudante adquira o hábito da leitura. Os universitários devem sempre buscar um conhecimento firme, independente, acompanhando sempre, livros, jornais e revistas, em relação direta ou indireta ao curso.
3- Pontualidade: O estudante deve procurar ser sempre pontual na entrega de trabalhos, fichamentos, resumos ou avaliações passadas diretamente pelos professores.
4- Grupos de estudo: É fundamental também que os universitários estejam firmemente engajados com o processo de pesquisa gerado na universidade participando constantemente de grupos de pesquisa, de estudo. O conhecimento deve ser uma busca constante entre estudantes.
5- Ética profissional: É através da ética profissional ou social que o universitário mantém as relações interpessoais no trabalho, visando o respeito, e o bem-estar