Auditoria pública
1 – Durante os trabalhos de campo, ao analisar os documentos da entidade, o auditor identificou que um veículo da entidade auditada havia sido incendiado e que não havia seguro para cobertura de acidentes. Nesse caso, ainda não havia sido feita qualquer contabilização. Assim, qual das opções abaixo se mostra mais adequada para recomendação: a) Não haverá efeito no patrimônio, pois trata-se de mutação patrimonial, assim, não há recomendações a fazer. b) Haverá efeito negativo sobre o patrimônio e será recomendada a baixa do bem. c) Será sugerida a contabilização de uma despesa na entidade auditada. d) Haverá efeito no balanço orçamentário da entidade e será recomendada a execução de uma despesa. e) Como o fato deveu-se a um fenômeno da natureza, não haverá efeito no patrimônio, antão, não há o que contabilizar. f) A melhor opção será sugerir a contabilização de uma variação ativa.
Durante uma auditoria, verificaram-se os fatos abaixo (questões 2 a 5), os quais foram questionados pela equipe de auditoria, que obteve respostas específicas para cada caso, fornecidas pela administração. Julgue essas respostas e emita uma adequada opinião (‘SATISFATÓRIAS’ ou ‘INSATISFATÓRIAS’), conforme o caso, JUSTIFICANDO, no caso de discordar da resposta fornecida pelo gestor:
2) SUPRIMENTO DE FUNDOS: no ano anterior havia sido concedido suprimento de fundos a servidor, que ainda não efetuou a prestação de contas, apesar de já ter transcorrido o tempo legal para tal procedimento. No balanço do ano anterior já constava o saldo a comprovar pendente de prestação de contas.
RESPOSTA: nada foi feito, pois o administrador do ano passado foi substituído. Neste caso, ele que deve responder perante o Tribunal de Contas.
Opinião: _____________________
3) PASSIVO: foi concluída a auditoria em 30.10.x8 e havia saldo na conta do passivo financeiro Restos a Pagar Não Processados (conta nº 212160102).
RESPOSTA: esse saldo será