Auditoria nas Empresas Públicas
Faculdade de Economia
Departamento de Contabilidade
Ante Projecto
Tema: O impacto da auditoria nas empresas públicas – Sonangol E.P.
Autora: Diakiese Kiala Carlos
Orientador : MSc. João Maria Funzi Chimpolo
Luanda , Novembro de 2012
INTRODUÇÃO
O crescimento económico que se tem verificado em angola, após quase trinta anos de guerra civil e o agudizado êxodo rural, tem exigido as empresas adequarem melhor os seus meios de produção para fazer face aos fenómenos: crescimento populacional, globalização, tecnologia e concorrência, para auferirem maior rentabilidade, nomeadamente as empresas públicas que são criadas visando a prossecução de fins/interesses públicos.
O presente trabalho de investigação científica debruça sobre o impacto da auditoria nas empresas públicas, em que o estudo de caso cingiu-se na empresa SONANGOL, EP
Nesta senda, não se pode debruçar sobre o impacto da auditoria nas empresas públicas sem que antes se possa conceitualizar os termos empresa pública e auditoria respectivamente. Em Angola existe a Legislação sobre a administração pública, onde encontra-se intrínseca a Lei 9/95 de 15 Setembro que rege o desempenho da gestão das empresas públicas.
Por esta via, nos termos da Lei 9/95 de 15 de Setembro, entende-se por empresa pública como sendo unidades económicas criadas pelo estado, através de mecanismos estabelecidos por lei, com capital próprio ou fornecido por outros entendidas públicas, destinadas a produção e distribuição de bens e a prestação de serviços, tendo em vista a prossecução dos interesses públicos e o desenvolvimento da Economia Nacional1.
As empresas públicas são pessoas jurídicas dotadas de responsabilidade jurídica e de autonomia financeira, administrativa e patrimonial, isto é, tem a capacidade de desenvolver-se por si só, nos termos do art.º 3 n.º 1 do capítulo I da Lei 9/95 de 15 de Setembro. As empresas públicas actuam com liberdade de iniciativa