auditoria pública
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos da auditoria no setor público com mais ênfase em partes de textos tirados de livros para auxilio. Sobre auditoria governamental, como os tópicos: a origem da Auditoria; o motivo pela qual ela passou a ser utilizada; normas de auditoria; como se dividem as modalidades de auditoria no setor público; qual o papel do auditor e como a lei o manda proceder em uma auditoria.
ORIGEM DA AUDITORIA
Segundo a Wikipédia me diz que: a auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxação do imposto de renda, baseado no lucro expresso nas demonstrações contábeis. Sua evolução ocorreu em paralelo ao desenvolvimento econômico e com as grandes empresas formadas por capital de muitas pessoas.
A auditoria contábil surgiu primeiramente na Inglaterra, primeira nação a possuir grandes empresas de comércio e primeira a instituir imposto sobre a renda.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Auditoria_cont%C3%A1bil
Já na apostila diz que a fonte de pesquisa segura nos remete a Suméria no ano de 2600 a.C. que ainda nos diz que é confirmado por Domenico Masi no livro Ócio Criativo. Se levarmos em conta que os dois nos refletem a ideia de auditoria contábil. (venho ratificar que para meu trabalho usarei como fonte de pesquisa e informações os livros e a internet, para que seja feita este texto. E venho ressaltar que não utilizarei mais dos termos descritos na apostila e que esse foi utilizado apenas como exemplo).
UTILIZAÇÃO DA AUDITORIA
Inicialmente a auditoria limitou-se à verificação dos registros contábeis, visando observar se eles eram exatos. A forma primária, portanto, confrontava a escrita com as provas do fato e as correspondentes relações de registro.
Com o tempo ampliou-se o campo da auditoria, não obstante muitos ainda a julguem como portadora exclusiva daquele remoto objeto, ou seja, a observação da veracidade e