Atividades respondidas perícia contábil
(Será avaliado os conceitos e configuração conforme as normas da faculdade)
HISTÓRIA DA PERÍCIA
Observam-se indícios de perícia desde o início da civilização, entre os homens primitivos, quando o líder desempenhava todos os papeis: de juiz, de legislador e executor.
Nos tempos antigos o líder dos grupos já trabalhava como perito, legislador e executor de assuntos que necessitassem de sua aprovação ou auxílio. Conforme a humanidade foi se desenvolvendo, ela foi destituindo o poder centralizador de seus antigos líderes, e foi nesse ponto que a perícia tomou um pouco de independência até chegar a época atual.
A partir do século XVII, criou-se definitivamente a figura do perito como auxiliar da justiça, e ao perito extrajudicial, permitindo assim a especialidade do trabalho judicial.
PERITO
O objetivo do perito contábil é fornecer um laudo ao juiz que esclareça os dados apresentados, não compete ao perito dar o veredicto e sim apenas apresentar seu laudo e esclarecer quaisquer dúvidas decorrentes.
Há a figura do perito contador assistente que nada mais é do que um ou mais peritos contratados pelas partes que não participam do laudo pericial mas, acompanham toda na parte pericial e no final eles mesmos preparam um parecer pericial baseado em suas observações e em provas. No caso do parecer tiver alguma parte divergente do laudo pericial, esta parte é destacada.
PERÍCIA CONTÁBIL
A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.