Planejamento Estrategico
Por que trabalhamos?
Considere esta velha história. Ao caminhar por uma estrada, um engenheiro encontrou um grupo de homens que estava trabalhando em uma pedreira. Aparentemente, todos eles estavam fazendo a mesma coisa. O engenheiro perguntou a um deles: “O que você está fazendo?” O trabalhar sujo, encardido e molhado de suor respondeu com evidente irritação: “Eu estou tentando quebrar esta maldita pedra.”. Ao trabalhador seguinte repetiu a mesma pergunta. Mostrando pouca emoção, ele respondeu: “Eu estou preparando pedras para um edifício.” Do terceiro, que cantarolava alegremente, ouviu a seguinte resposta, com visível orgulho: “Eu estou ajudando a construir uma catedral.” Apesar das aparências, o engenheiro concluiu que aqueles trabalhadores estavam fazendo coisas bem diferentes.
Atividade:
1. Existe planejamento estratégico de recursos humanos na situação descrita pelo engenheiro?
a. Se sim, ele está sendo adequado? Poderia ser melhorado de alguma forma?
b. Se não, está fazendo falta? Como poderia ser implementado?
2. Quais as lições dessa velha história para os gestores de pessoas de hoje?
3. Em grupo, escolha o cargo de um dos integrantes e faça a descrição do cargo. Lembre-se: o importante neste momento é, além de aprender a descrever um cargo, aprender a orientar, responder perguntas, formular perguntas e avaliar o que é escrito, pois em algumas situações o gestor de pessoas precisará auxiliar o ocupante do cargo a descrevê-lo e não descrever por ele.
Atividade para ser desenvolvida em grupo
Por que trabalhamos?
Considere esta velha história. Ao caminhar por uma estrada, um engenheiro encontrou um grupo de homens que estava trabalhando em uma pedreira. Aparentemente, todos eles estavam fazendo a mesma coisa. O engenheiro perguntou a um deles: “O que você está fazendo?” O trabalhar sujo, encardido e molhado de suor responder com evidente irritação: “Eu estou tentando quebrar esta