atividades relacionadas para inclusão de surdos
629 palavras
3 páginas
Atividades direcionadas para inclusão social de surdos A inclusão é um tema que envolve reflexões que espera-se, resultem em ações efetivas para uma prática pedagógica significativa para que o deficiente, mas especificamente o deficiente auditivo, possa vir a ter condições de se integrar ao meio social sem que isso interfira ou afete sua individualidade. Segundo Rodrigues (2007, pág.4): As reflexões apontam que a inclusão no ensino fundamental é muito restritiva para o aluno surdo, oferecendo oportunidades reduzidas de desenvolvimento de uma série de aspectos fundamentais (linguísticos, sociais, afetivos, de identidade entre outros) que se desenvolvem apoiados nas interações que se dão por meio da linguagem. A não partilha de uma língua comum impede a participação em eventos discursivos que são fundamentais para a constituição plena dos sujeitos. Diante destas dificuldades procuramos adaptar algumas atividades que acreditamos possam contribuir para a interação e desenvolvimento de alunos ouvintes e não ouvintes e fazer com que o processo de ensino aprendizagem seja realizado de forma lúdica, partindo dos interesses dos alunos e viabilizando ambiente acolhedor e repleto de significados.
A partir de um estudo sobre o artigo: Práticas pedagógicas inclusivas: refletindo sobre o aluno surdo, publicado pelo Instituto Municipal Helena Antipoff, (2011), podemos listar alguns recursos de comunicação para inseri-los em nossa proposta pedagógica:
⦁ Expressões faciais e corporais
⦁ Toque físico
⦁ Instrutor|Intérprete (como modelos linguísticos)
⦁ Aprendizagem da língua portuguesa escrita, como modo da inclusão escolar, social e exercício da cidadania. Como ponto de partida, devemos criar condições para o aprendizado do surdo em relação ao ambiente que deve ser claro e ter boa visibilidade para um bom entendimento e compreenção. Partindo também de perspectiva de letramento, onde a leitura e escrita para alunos ouvintes e