modernista
Dificulta-se, assim, uma caracterização genérica deste período.Na verdade, deve-se pontuar os principais autores e suas produções textuais.
A partir daí, conseguiremos definir algumas particularidades dos autores, seus estilos e seus textos.
Contexto Histórico:
- Fim da Era Vargas
- Ascensão e queda do Populismo
- Ditadura Militar
- Guerra Fria
Características:
O contexto conturbado promoveu diferentes produções neste período. Esse início da segunda metade do século 20 tem um momento cultural muito rico, pois as produções literárias, marcadas por todas essas novidades, diversificavam-se; acabava o predomínio da poesia da 1ª geração ou da prosa (2ª geração). Gêneros literários convivem, são feitos experimentos temáticos e linguísticos, e muitos dos textos escritos para os jornais (as crônicas) começam a crescer e ganhar status de literatura.
Excelente momento esse, pois ao mesmo tempo em que a prosa (romance, conto) buscava caminhos para prosseguir, renovando brilhantemente as técnicas de expressão - como fizeram Guimarães Rosa e Clarice Lispector -, a poesia moderna encontrava ainda maior profundidade de temas, de preocupação social e investigação psicológica, com Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Cecília Meireles,João Cabral de Melo Neto, Vinicius de Moraes e outros. Aliás, a poesia fez até mais crítica social do que a prosa durante o período entre 1945 e 1965. Veja, por exemplo, um trecho de "Carta a Stalingrado", em que Carlos Drummond de Andrade registra a dor pela guerra e a morte:
Stalingrado...
Depois de Madri e de Londres, ainda há