banda
“EDUCAÇÃO PARA REDUZIR AS DESIGUALDADES SOCIAIS”
Categoria Estudante do Ensino Médio – Segundo Lugar
Título da pesquisa: “Fatores que contribuem para violência na escola”
PRISCILA OLIVEIRA COSTA – FUNDAÇÃO BRADESCO
Escola de Educação Básica e Profissional Emb. Espedito de F. Resende.
Causas e possíveis soluções para a violência nas escolas
Com o objetivo de identificar quais são os fatores que contribuem para a violência que acontece nas escolas e encontrar alternativas para combatê-la, a estudante Priscila
Costa realizou um estudo em instituições de ensino públicas da comunidade do Grande
Dirceu, zona sudeste de Teresina, no segundo semestre do ano de 2007.
O trabalho lhe rendeu o segundo lugar do Ensino Médio do 23º Prêmio Jovem Cientista.
“Me sinto muito feliz porque estou ajudando a população divulgando a problemática da violência nas escolas, uma questão atual que muitas vezes passa despercebida.
Agradeço a Deus e aos meus pais, que me apoiaram”, disse a estudante.
A estudante constatou na comunidade atendida carências múltiplas, como desemprego, miséria, exclusão social, falta de tempo para os filhos; falta de religiosidade, falta de apoio psicológico e assistência social. Como fontes de informação foram utilizados depoimentos das pessoas da comunidade escolar, além de registro das observações de cenas no ambiente escolar. A maioria dos cenários da pesquisa apresenta prédio e mobiliários, bem como as instalações sanitárias, depredados, além da ausência de espaços apropriados como laboratórios, salas de leitura e biblioteca para o desenvolvimento de várias habilidades nos alunos. As pichações são visíveis tanto na parte externa quanto interna. São freqüentes as histórias de furtos dos recursos audiovisuais que deveriam ser utilizados para o ensino, como televisão, vídeo-cassete, som e material para apoio didático.
De acordo com declarações de funcionário entrevistado, são comuns desacato,
agressões