Atividades reflexivas sobre antropologia classica
2) Quais grupos eram portadores de convicções de superioridade cultural em relação aos demais grupos e, em razão dessas convicções, quais grupos dominavam e/ou escravizavam a quais grupos? Mencione as cenas em que é possível identificar isso:
3) Se você tivesse que utilizar as categorias do darwinismo evolucionista para analisar esses diferentes povos, quais seriam os mais e menos evoluídos? Mencione as cenas em que é possível identificar isso:
4) Utilizando o relativismo boasiano (de Franz-Boas), é possível dizer que um povo é mais evoluído que outro? Segundo Franz-Boas, o que os deferiria em termos culturais?
5) Utilizando o estruturalismo de Claude Levi-Strauss, quais desses povos podem ser compreendidos como portadores de um “pensamento selvagem”?
6) Se localizássemos hoje uma tribo indígena, isolada do contato com outros grupos e mantendo práticas muito semelhantes àquelas retratadas no filme, qual seria o método mais adequado para o estudo sobre sua constituição cultural, segundo Bronislau Malinowski?
Respostas:
1)
• Os colonizadores (portugueses e espanhóis)
• Os missionários(padres Jesuítas)
• Os índios nativos
• O clero Romano
Características: Os índios viviam basicamente da caça e da pesca, moravam em casas de taipas, tomavam banho de rio e o artesanato era uma prática comum entre eles; tinham como ponto forte a agriculta como plantio de bananas e etc. Cena: várias crianças tomavam banho no rio; Os índios capturaram um porco selvagem e o mataram.
Características: Os europeus formados pelos portugueses espanhóis e o clero da igreja católica, assim como os padres jesuítas mesmo tendo como objetivo converter e civilizar os índios a sua cultura era europeia e consistia em: a arte, a música e a política.