Filosofia e Educação
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD
Disciplina: Filosofia
Acadêmico (a): Renata Cristini Freyesleben Teixeira
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: O PROCESSO DO “PENSAR”
A filosofia é a prática da reflexão, análise e crítica na busca pelo conhecimento. Deste modo, pode-se inferir que a filosofia está estreitamente relacionada ao processo educativo, visto que nele as práticas reflexivas devem estar constantemente presentes.
Este estudo busca debater a relação entre filosofia e educação. É de grande importância o conhecimento da filosofia para prática pedagógica, visto que leva o pedagogo a pensar, refletir, indagar e assumir uma posição filosófica.
No período da Grécia clássica, filosofia, educação, antropologia e política coincidiam. A filosofia grega não precisou criar uma nova disciplina chamada pedagogia, pois a convergência entre os dois pensamentos era algo natural. A filosofia é pedagógica e a pedagogia é filosófica (OLIVEIRA, 2012).
Para Libâneo (2002), educar é conduzir de um estado para outro, é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação. O ato pedagógico pode ser definido como uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tanto no nível inter-pessoal, como no nível da influência do meio. Tal interação se configura numa ação exercida sobre sujeitos ou grupos de sujeitos, visando provocar neles mudanças tão eficazes que os tornem elementos ativos desta própria ação exercida.
Deste modo, seria, em parte, responsabilidade do educador que provocasse o surgimento de uma reflexão e análise crítica nos educandos, que é exatamente o que busca a filosofia, tratando de diversas áreas do conhecimento do próprio homem e do mundo que o cerca.
Luckesi (1995) defende que nas relações entre filosofia e educação existem somente duas opções: ou se pensa e se reflete sobre o que se faz e assim se realiza uma ação educativa consciente; ou não se reflete criticamente e opaca o existente na cultura da vida