atividades desenvolvimento cognitivo
Justificativa: Dessa maneira usamos a estimulação visual, através de objetos coloridos, e a estimulação auditiva. Estimula também o movimento como se arrastar, engatinhar e andar para buscar a bola. Desenvolve a coordenação motora, com objetos que permitam o manuseio com as mãos.
PRÉ OPERATÓRIO - (02 a 07 ANOS) As ilhas: Usar uma bola de borracha e um giz para fazer as ilhas. Em um espaço amplo, deve-se desenhar no chão dois círculos, bem distantes um do outro. Esses círculos serão as ilhas. A turma deve ser dividida em dois times: o de tubarões, que ficam espalhados, fora dos círculos, e o de náufragos, que ficam em uma das ilhas e começam com a bola. Um dos náufragos lança a bola o mais longe possível e sai correndo até a outra ilha. Os tubarões, então, tentam pegar essa bola e acertar no náufrago, antes que ele chegue na ilha. Se conseguirem, o náufrago vira tubarão. Quando não tiver mais nenhum jogador na primeira ilha, contam-se os que conseguiram chegar à outra e as equipes invertem os papéis.
Justificativa: Usamos essa atividade para a fase pré operatória, porque ela usa bastante a fantasia, que é uma carecteristica forte dessa fase, as crianças do pré operatório confundem muito fantasia e realidade. É uma atividade de bastante movimentação que ajuda na coordenação motora.
OPERACÕES CONCRETAS - (07 a 11 ANOS)
Pegador estátua: O professor escolhe um aluno para ser o pegador que ficara com a bola nas mãos. Todos deverão correr pelo espaço, inclusive o pegador. A um sinal sonoro do professor os alunos deverão parar onde e como estiverem, o pegador vai arremessar a bola em um dos amigos para tentar queima-lo. A defesa pode ser feita com as mãos, ou o aluno pode se esquivar sem sair do lugar. Ao ser quimado ele