Beneficios da educaçao fisica para o desenvolvimento coginitivo
Gilmara Alves dos Santos
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo investigar os benefícios da Educação Física no desenvolvimento cognitivo e motor do aluno com necessidades educacionais especiais na Educação Infantil. A revisão da literatura foi dividida nos seguintes itens: O desenvolvimento cognitivo e motor na criança da Educação Infantil, A Educação Física Escolar na Educação Infantil e a Educação Infantil. Procurou-se analisar a visão dos profissionais com relação à Educação Infantil e as aulas de Educação Física Escolar para crianças, que estão matriculadas na Educação Infantil. Com base na aplicação de um questionário á 10 profissionais que lecionam numa Creche no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro, foi possível constatar que a Educação Física estimula o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, emocional, intelectual e social do aluno. Desenvolve habilidades e motiva os alunos, favorecendo o crescimento pessoal e social da criança com necessidades educacionais especiais.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil, Desenvolvimento motor e cognitivo, Educação Física Escolar, crianças com nessecidades educacinias especiais.
INTRODUÇÃO
Antes mesmo da evolução da escrita o homem se comunicava com gestos e a atividade corporal era muito mais expressiva do que a rudimentar fala (grinhado, gritos semelhantes aos animais). O movimento corporal era a principal comunicação entre os povos onde as danças, saltos, imitações, lutas e gestos significavam muito, ainda mais numa comunicação em evolução. O que esta pesquisa tenta corroborar é enfatizar a importância que o movimento, o conhecimento do corpo, o ambiente, o grupo, os limites e as regras proporcionam no currículo da Educação Infantil. E principalmente aos alunos com NEE nela inseridos. Na fase da Educação Infantil a criança passa por um processo de