Introdução ao CakePHP
Neste artigo, trataremos apenas da instalação e configuração do CakePHP, hoje disponível na sua versão mais estável, 2.3.7. Ainda assim tem a versão beta em andamento que é a 3.4.
O CakePHP é um framework gratuito, cuja a linguagem de desenvolvimento utilizada é PHP e sua arquitetura é a estrutura MVC (Model, Controller, View). O seu principal objetivo é o desenvolvimento de aplicações ágeis e flexíveis.
Rápida introdução ao modelo MVC
A estrutura mvc é um padrão de desenvolvimento que tem por finalidade a separação em 3 níveis principais, que são os já citados Model, Controller e View (Modelo, controlador e Visão respectivamente), onde cada uma tem o seu papel exclusivo.
Model – o model representa os dados
Controller – Manipula as requisições dos usuários
View – Camada de visualização dos dados.
A utilização deste modelo facilita a manutenção nas aplicações devido a sua apresentação de pacotes modulares. Com esta separação de código fica mais fácil o desenvolvimento e se torna também mais independente. Novas funcionalidades podem ser acrescentadas sem muitos problemas devido ao modelo adotado. Dessa forma também facilitando o trabalho entre desenvolvedores e designers que podem trabalhar simultaneamente em determinadas áreas do projeto, além de ser também mais fácil para o desenvolvedor realizar uma modificações sem que estas afetem outras áreas.
Requisitos mínimos necessários para a utilização do CakePHP.
Os requisitos mínimos para a sua utilização são os seguintes:
- PHP 5.2.8 ou acima
- Servidor http, como por exemplo, o apache. Um exemplo seria o xampp ou wamp.
O CakePHP também suporta uma boa variedade com relação a bancos de dados, tendo dentre eles o MySQL (a partir da versão 4), PostgreSQL, Microsof SQL Server ou SQLite.
Licença para uso
Com relação a licença, o CakePHP está licenciado pela MIT, que nos dá o direito de modificar, distribuir e republicação do código fonte, além de poder