Canais de Distribuição/Variáveis intervenientes/Geografia – Caso Dell
Introdução:
Com um capital inicial de US$ 1 mil, e uma ideia sem precedente na área de computadores pessoais, foi fundada a Dell por seu idealizador Michael Dell em 1984.
Desde que lançou em 1985 seu primeiro computador, a DELL tem inspirado continuamente o setor, estabelecendo novos patamares e atuando de forma pioneira em desenvolvimentos essenciais nos segmentos de computação doméstica, pequenas empresas e corporativo. A ideia central era eliminar intermediários que agregassem pouco valor para os produtos e vender sob medida para os clientes comercializando diretamente com os usuários finais.
Em 1990, a empresa introduz seus produtos em lojas de computadores e supermercados, sem obter o sucesso esperado a Dell volta seu foco para o modelo bem sucedido de vendas diretas ao consumidor.
Nos anos que se seguiram a Dell ingressou de vez na chamada guerra dos computadores, baixou seu preço, criou o site dell.com e em 1996 entrou no comércio eletrônico obtendo excelentes resultados.
A princípio a Dell revolucionou o setor de computadores ao introduzir o modelo de distribuição direta e encomendas customizadas. Em 2007, a Dell numa estratégia de reposicionamento aumentou seu espaço físico no mercado e alem das vendas diretas, expandiu seus canais de venda para o varejo e passou a oferecer serviços como forma de brigar pela concorrência.
A expansão dos negócios para qualquer que seja o ramo empresarial necessita de conhecimento e análise de mercado, afinal é ele que decide os produtos e serviços que devem ser oferecidos. As empresas que não conhecem o tamanho do mercado, não conseguem medir o potencial da sua área, deixando de gerenciar sua participação.
A geografia de mercado vem contribuir na mensuração do potencial do mercado de cada área pré-estabelecida dentro do território de atuação da empresa e diz respeito ao tamanho físico do mercado, sua localização e a distância dos centros fabricantes.
O