PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: Principais características da infância, pensando no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, e atividades pedagógicas
Podemos classificar a infância por duas características distintas e quase similares, A primeira infância: Tem um crescimento físico rápido e organizado, com uma evolução prescrita pelos genes. O processo de crescimento é regular e contínuo, uma vez que ocorrem mudanças progressivas e paulatinas que vão transformando o corpo e suas características (PALÁCIOS et al, 2004).
A segunda infância tem inicio após os dois anos de idade da criança quando ela começa a usar uma linguagem oral, começa a desenvolver uma melhor locomoção e um melhor entendimento do que acontece, indo até aos 12 anos aproximadamente quando se inicia a pré-adolescência.
Nesse segmento e nessa idade, desenvolvem as habilidades psicomotoras, a aquisição da linguagem oral e a evolução do pensamento, são portanto, aspectos de grande importância para esse avanço. Além de obter os conceitos cognitivos e psicológicos, ampliando sua eficácia em seus respectivos progressos fundamentais para a conquista do aprendizado e maturidade.
E nesta fase, elas tem diversas conquistas como; adquirir o conceito de esquema corporal, entre: olhos, nariz, boca, braços, pernas, etc, com a representação corporal. Passa a possuir a noção de lateralização, que possibilita a percepção sobre sua direita e esquerda, e do corpo aos objetos.
Adquirem, a estruturação espaço-temporal, que permite a tomada da consciência da situação do corpo com o meio ambiente(pessoas e objetos). Dentre diversos fatores e benefícios fundamentais e de suma importância para o seus respectivos desenvolvimentos, motores, psicológicos, cognitivos, etc.
.
As atividades pedagógicas que podem ser trabalhadas com elas são:
Pode ser inserido em um espaço apropriado, e colocado um tatame para possibilitar maior conforto, e prazer , evitando até mesmo futuras lesões e acidentes. Assim pode-se agregar jogos, livros, cadernos de desenho, etc. O que deve ser feito é