Atividades de Psicologia da Educação
DISCIPLINA: Psicologia da Educação
ALUNO (A): Cleidiane Alves de oliveira
TURMA: Letras “B”
Psicologia da Educação
IESTEC
Instituto de Ensino Superior Teológico Cristão
Granja – CE
30/11/2014
Atividades
Responda:
1) Em que a Psicologia da Educação pode contribuir para a formação do professor?
R= A Psicologia da Educação no meu modo de pensar, é uma das disciplinas científicas mais importantes para formação do professor, pois, pode contribuir para uma melhor compreensão do processo de ensino - aprendizagem, além disso, um professor conhecedor dos fundamentos da Psicologia se sentirá bem mais preparado para solucionar os problemas que surgirem no seu dia – a – dia em sala de aula do que o professor que desconhece esses fundamentos.
2) A Psicologia da Educação pode ser aplicada? E quais são as suas funções principais?
R= Sim. Suas funções principais são: diagnóstico e intervenção. O diagnóstico é utilizado tanto para detectar as dificuldades como as habilidades específicas e vai se transformando, no decorrer do processo, em avaliação, permitindo a constatação do que já foi alcançado e do que ainda falta alcançar. A intervenção pode propor atividades com o objetivo de prevenir os fracassos, elaborando estratégias para facilitar a aprendizagem dos alunos ou para impedir que os alunos não alcancem a meta definida.
3) Qual a diferença entre Psicologia da Educação e o Ato Educativo?
R= A Psicologia da Educação é apenas uma das várias disciplinas que contribuem para a compreensão da educação. Sua contribuição baseia – se na análise das mudanças vivenciadas pelos alunos, das características das mudanças, dos fatores que facilitam ou impossibilitam, do caminho que seguem e dos resultados que alcançam já o Ato Educativo é o método utilizado para transmitir conhecimentos, é a forma de ensinar, de repassar.