Análise do Estudo de Caso - Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS- CCSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO – DCA
DISCIPLINA: GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
PROFESSOR (A): JUNE MARIZE
Acadêmica: Vilna Silva
Análise do Estudo de Caso - Desafios de um prefeito: promessas de campanha e a Lei de Responsabilidade Fiscal
A contratação de médicos é importante não somente no âmbito do cumprimento de promessa de campanha, mas também quando se trata de déficit social. Para tanto, o Prefeito deve avaliar a importância e a necessidade da sociedade em relação à medida que prometeu. Deve se preocupar com a governabilidade, mas também com a população e suas carências. Deve analisar o impacto do aumento dos impostos no bolso do cidadão, além da inadimplência, mas que, talvez, seja menos relevante frente à perda da governabilidade.
O não cumprimento da promessa aliado ao bom governo durante o restante do período é capaz de não afetar sua elegibilidade. Porém se a carência da sociedade gerou a promessa, ela deve ser cumprida, pois o contrário poderá gerar revolto da população e, consequentemente, afetará no resultados de uma futura eleição.
A elevação dos impostos será, inicialmente, estranha aos olhos da sociedade, ao passo que será um impacto no que se diz respeito ao capital financeiro. Porém, ao ver que realmente houve mudança que a beneficia, a sociedade compreenda e não conteste o aumento.
Já a perda da governabilidade, pelo corte de pessoal e benefícios nos setores Executivo e Legislativo, implicaria em um possível impedimento nos projetos que pudessem beneficiar a sociedade durante o seu governo, além de comprometer sua elegibilidade futura. O Prefeito exporia a sociedade a uma má gestão e perderia projetos e verbas de interesse social.