PSICOLOGIA
Introdução
A psicologia da educação e a do ensino são um dos pilares fundamentais do âmbito de conhecimento, de elaboração teórica, de pesquisa empírica e, sobretudo, de atuação profissional ao qual nos referimos com o título de “psicopedagogia”.
A finalidade principal da psicologia da educação e da psicologia do ensino é utilizar e aplicar os conhecimentos, os princípios e os métodos da psicologia para a análise e para o estudo dos fenômenos educativos. Nesse sentido, sua origem e sua evolução são inseparáveis, tanto da origem e da evolução da psicologia cientifica como da evolução das praticas educativas, das funções que lhes são atribuídas socialmente e da sua vinculação a outras áreas da atividade humana.
A psicologia do ensino é a parte da psicologia da educação que se refere à educação escolar. Objetivo: estudar, explicar e compreender os processos de mudança comportamental que se produzem nas pessoas como uma consequência da sua participação em atividades educativas.
Até o final dos anos 50, a psicologia da educação e a psicologia do ensino eram totalmente indissociáveis. A partir desse momento, a psicologia da educação começa a diversificar-se segundo as atividades educativas com que se relacionam os processos de mudança comportamental estudados.
As origens e a evolução da psicologia do ensino são, pois, inseparáveis das origens e da evolução da psicologia da educação. Ambas as disciplinas são fruto do esforço ininterrupto da aplicação e da utilização dos princípios, das explicações e dos métodos da psicologia cientifica na tentativa de melhorar as praticas educativas em geral e a educação escolar em particular, como também de elaborar explicações adequadas e úteis para o planejamento e o desenvolvimento dessas práticas. A psicologia da educação e, por conseguinte, a psicologia do ensino têm a sua origem na crença racional e na convicção profunda que a educação e o