ATIVIDADES DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES
ATIVIDADES DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM
AMBIENTES ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES
2014
Garantindo os Direitos da Criança e do Adolescente ao Ensino
Toda criança e adolescente tem o direito à educação e conforme os fragmentos legais lidos, pode - se concluir que a educação é dever da família e do Estado, fazerem com que tenham um bom desenvolvimento e preparo na educação básica contribuindo para que tenham bom preparo no exercício da cidadania e para o trabalho.
Não podemos esquecer que a família tem o papel fundamental, pois é ela que ensinará os “primeiros passos” da criança para a vivência social e assim preparando para sua vida escolar. Além das famílias as instituições educativas completam o desenvolvimento pessoal e social, garantindo a Educação Básica, cooperando assim para o seu pleno desenvolvimento.
Quando a escola possui uma situação onde uma família quer fazer uma transferência de seus filhos, mas não possuem qualquer tipo de documentação necessária que comprovem que as crianças já estudaram em alguma outra instituição de ensino, é dever da escola investigar a vida escolar do aluno a fim de saber se já possui alguma matrícula em outras instituições de ensino.
A escola deve tentar entrar em contato com a escola antiga e pedir a declaração de transferência ou histórico escolar, caso não seja possível o contato, existe um sistema chamado GDAE onde é possível pesquisar o nome do aluno se estiver disponível a escola pode “puxar” os dados do aluno e realizar a matrícula. Se todos os modos, o aluno não constar nenhuma escolaridade a escola terá que cadastrar no GDAE, criar o RA e a principio matricular esses alunos no 1º. Ano, realizar uma avaliação de aprendizagem e ser matriculado na série correspondente ao seu nível de conhecimento. Nesse caso, faz-se a “classificação”.
A escola é um espaço privilegiado para a