ATIVIDADES DE ACADEMIA
ATIVIDADES DE ACADEMIA
RIBEIRÃO PIRES 2015
GRUPO EDUCACIONAL UNIESP FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES
ALLAN DAVID DE PAIVA LOPES
CID DA SILVA COELHO
JOAQUIM XAVIER DO CARMO
LUANA AFONSO DOS SANTOS
SABRINA GODÓI
SUELI MACHADO BARBOSA
VINICIUS LEONARDO
TEMA: EXERCICÍO FUNCIONAL
RIBEIRÃO PIRES 2015
TREINAMENTO DE FUNCIONAL (FORÇA)
O conceito Treinamento Funcional é uma expressão que vem invadindo cada vez mais as academias e já não é mais apenas uma tendência, tornou-se uma realidade nas séries de musculação e nos treinos complementares de corrida.
No Brasil, o Treinamento Funcional teve sua origem na Fisioterapia, ajudando atletas e pessoas comuns a se reabilitar de algumas lesões e cirurgias. A partir daí, profissionais de Educação Física e de Esportes começaram a utilizar o mesmo conceito com o objetivo de aprimorar funções motoras. Thompson (2012) define-o como a utilização de força para melhora do equilíbrio, coordenação, potência e resistência, sendo frequentemente utilizado em programas clínicos que imitam atividades da vida diária.
De acordo com alguns autores (Bossi, 2011; Coutinho, 2011), o termo surgiu do reconhecimento dos trabalhos realizados na reabilitação de soldados na Segunda Guerra Mundial e nos treinos para atletas olímpicos nos anos 50, quando se percebeu a necessidade de trabalhos específicos e diferenciados para cada modalidade esportiva.
Em um conceito técnico, Clark (2001) afirma que movimentos funcionais referem-se a movimentos integrados multiplanares e envolvem redução,