ambiente interno
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
5.1 CONCEITO
O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.
A análise do ambiente interno tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.
Simultaneamente à análise do ambiente externo deve ocorrer a análise do ambiente interno, que tem como objetivo a identificação dos pontos fortes e fracos da organização (MAXIMIANO, 2008).
Segundo Kotler e Keller (2006, p. 51) “Uma coisa é perceber oportunidades atraentes, outra é ter capacidade de tirar o melhor proveito delas.” Assim, as organizações devem aproveitar não só as oportunidades para as quais dispõem de recursos, mas também as oportunidades que exigirão um maior desenvolvimento de suas forças e uma maior união de sua equipe.
Portanto, as forças são aspectos positivos de uma empresa que possibilitam o alcance de seu desempenho inicialmente almejado pela estratégia, seja em relação à conquista e fidelização do cliente, ao nível de produção e inovação da empresa, aos custos da produção, à disponibilidade de Recursos financeiros se recursos físicos. É uma característica interna da organização que facilita o alcance de seus objetivos, corresponde aos recursos e capacidades que juntos se transformam em uma vantagem competitiva para a empresa em relação o às seus concorrentes.
Então, ponto forte É a diferenciação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (variável controlável).
As fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar