Ambiente Externo e Ambiente Interno
O estudo do Ambiente Externo visa alcançar o objetvo de identificar oportunidades e ameaças empresariais.
O ambiente externo da empresa pode ser dividido em três camadas que podem ser estudadas visando obter informações que possibilitem aos gestores entender o presente e realizarem previsões sobre os prováveis estados ambientais futuros que servirão de base para a definição das posturas e rumos da organização.
A análise do ambiente externo deve ser considerada como necessária para o desenvolvimento da intenção, missão e ações estratégicas, pois a empresa está inserida em um contexto dinâmico que interage continuamente com a organização e influencia diretamente na obtenção de seus resultados.
A análise externa é o estudo da relação existente entre a empresa e o seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças. Esta análise permite delinear a forma e intensidade de condicionamento do ambiente empresarial no delineamento da estratégia empresarial.
Para analisar o ambiente externo mundial e nacional, precisamos examinar seus aspectos geográficos, econômicos, políticos, sociais e, em termos de ramo de negócios, a tecnologia (de processo e de produto), o marketing, finanças, etc. Ambiente Interno
O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.
A análise do ambiente interno tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa.
Dentre os fatores que devemos levar em consideração para a definição do ambiente interno da empresa podemos citar os seguintes:
Aspectos organizacionais: rede de comunicação; estrutura da organização; registro dos sucessos; hierarquia de objetivos, política, procedimentos e regras; habilidade da equipe administrativa.
Aspectos do pessoal: relações trabalhistas; práticas de