densidades
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-ICET
ENGENHARIA CIVIL
Dave Escobar dos Santos Mattos
Felipe Magno do Amaral
Guilherme Specht
DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DE UM SÓLIDO
Química Experimental
Profa. Tatiana de Oliveira Magalhães
Novo Hamburgo, Setembro, 2014.
1. INTRODUÇÃO
A densidade é uma grandeza relacionada à razão entre a massa e o volume de um corpo, é expressa pela fórmula Densidade= massa/volume.
Segundo o Sistema Internacional de medidas a unidade de medida da densidade é o quilograma por metro cúbico (Kg/m³), embora com mais frequência sejam utilizadas as unidades grama por centímetro cúbico (g/cm³), grama por mililitro (g/mL) ou ainda grama por litro (g/L), esta última mais empregada na medida de densidade de gases.
A fórmula da densidade nos permite concluir que o volume aumenta à medida que a densidade diminui. A densidade, bem como o volume, sofre os efeitos da alteração de pressão e temperatura. Como exemplo desta característica podemos citar a água, que a 4ºC e 1,0 atm tem a densidade de 1,0 g/cm³. No entanto se a temperatura da amostra for reduzida a 0ºC a densidade da amostra diminuirá e será de 0,92 g/cm³.
Um exemplo prático da relação da densidade de dois corpos é que o corpo menos denso flutuará, se colocado em um corpo mais denso em estado líquido, está relação pode ser claramente vista em um copo com água e gelo.
Na tabela periódica dos elementos a densidade cresce dos extremidades em direção ao centro e de cima para baixo.
Ao nos referirmos a uma substância pura, maciça e homogênea, como elementos ou compostos químicos, o termo correto é densidade absoluta ou massa específica, do contrário é chamada apenas de densidade, e refere-se à densidade média da amostra.
A densidade de uma substância composta ou de uma mistura é a média ponderada das densidades dos componentes. Pode-se por meio da densidade de uma amostra e de seus