Itiro Iida ergonomia projeto e produção cap 8
Adequação dos controles aos movimentos corporais:
Ao se realizar tarefas com as mãos é preferível usar as mãos em movimentos circulares, não pode haver movimentos retos ou paradas bruscas.
Os movimentos com os dois braços devem se usados simultaneamente em direções opostas e simétricas.
Estereótipo popular:
È a expectativa de um efeito pela maioria da população, exemplo: pessoas foram treinadas naturalmente a ligar o rádio da esquerda para direita. Alguns desses estereótipos são naturais do próprio organismo sem precisar de hábitos.
Movimentos compatíveis e incompatíveis:
Os movimentos de controle que correspondem o estereótipo popular são chamados de compatíveis e os que são inversamente a eles são os incompatíveis. Exemplo: Nossa direção de transito é sentido direito e a dos ingleses é esquerdo. Se nós tivéssemos na Inglaterra em uma situação de emergência, poderíamos defender de modo contrário ao dos ingleses e certamente provocar um acidente.
Destros e canhotos:
O projetista deve sempre projetar produtos que sejam simétricos nos comandos para as mãos, para poder facilitar a utilização tanto dos destros como dos canhotos. Para isso devem ter:
Colocando alavancas no lugar de manivelas e botões de pressão no lugar daqueles rotativos;
Desenhando produtos ou acessórios para canhotos.
Compatibilidade espacial:
Para que um operador de algum painel de instrumentos, por exemplo: um painel de um fogão não erre os comandos de ligar e desligar as chamas, os botões devem estar em posições ordenadas aonde sai as chamas. Se não for possível isso, deve ter setas indicando e levando os botões á onde sai as chamas ou as cores diferentes para cada botão, onde um botão que acione a chama da trempe, vai ter a mesma cor da trempe do fogão por exemplo.