AMBIENTE INTERNO E EXTERNO DAS EMPRESAS
O ambiente geral de uma empresa
Ambiente consiste nas tendências que podem interferir nas estratégias da empresa, em âmbito de ambiente geral possui seis elementos inter-relacionados.
O primeiro destes elementos é a mudança tecnológica, conforme criadas oportunidades criam-se novas forças e estratégias para repensar tais inovações. Geram-se ameaças para algumas empresas e oportunidades para outras.
Um segundo elemento são as tendências demográficas. Demografia é a distribuição de indivíduos, idade, sexo, etnia, renda, estado civil, entre outros atributos que possam determinar padrão de compra. Sendo conhecedor dessas informações, pode ajudar a empresa a determinar os produtos e serviços atraentes ou não pra seus consumidores e quantos efetivamente serão clientes. Pode-se também serem explorados os entendimentos de certos segmentos da demografia a fim de obter vantagem competitiva, focando em um segmento estrito para a demanda de produtos.
Também a cultura é um elemento de ambiente geral de empresa. São os valores, crenças e normas que regem o comportamento em sociedade, eles quem definem a relação de certo ou errado, aceitável ou inaceitável; isso se torna evidente em alguns países, os quais sofrem grande impacto pela cultura local. Entretanto, essas diferenças podem ser, em determinadas situações uma grande vantagem, possibilitando aprimoramento numa cultura especifica e alavanca-la.
O quarto elemento é o clima econômico, a saúde geral dos sistemas econômicos da empresa, variando de acordo com períodos de relativa prosperidade. Altas crises que duram várias anos possuem o nome de depressão, e este período de alternância, recessão e prosperidade é chamado de ciclo de negocio.
Dimensões legais e politicas são o quinto elemento de ambiente geral, são eles o impacto das leis e do sistema legal no negocio, relacionando governo e empresa, juntamente com a natureza geral.
Acontecimentos específicos, o ultimo elemento,