A FOR A DA ORA O EM MEIO S PRESS ES
TITULO: A ORAÇÃO QUE LIBERTA E TANSFORMA.
TESE: A FORÇA DA ORAÇÃO EM MEIO À PRESSÕES.
TEXTO: ATOS 12:1-17
V.CHAVE:
"Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele" (v.5)
Introdução :
Deus é soberano sobre todas as coisas, contudo Ele decidiu agir através das orações do Seu povo. A oração é um meio que Deus usa para salvar pessoas, a oração é um meio que Deus usa para curar as pessoas, se oração é um meio que Deus usa para edificar o cristão e assim a igreja, então oração é algo que todo cristão deveria estar comprometido.
Contexto :
- Herodes Agripa era incondicionalmente leal a Roma, tendo sido ajudado tanto por Calígula quanto por Cláudio a adquirir grande autoridade na Palestina, mas sabia da importância de obter a simpatia dos líderes judaicos a fim consolidar um reinado praticamente limitado à Palestina, com o de Herodes, o Grande (41-44 d.C.). Perseguir os adeptos do Cristianismo nascente era uma forma de agradar os judeus (12:3), e ele percebeu a importância de eliminar os líderes (12:1-2).
- Neste contexto de perseguição, muitos cristãos congregavam ocultamente nos lares para orar e crescer no conhecimento que cada um tinha para ler e falar sobre a mensagem do Evangelho.
Eram mártires potenciais. Neste contexto, sabendo que Pedro estava preso, e nas condições em que estava (v.6), sua libertação pacífica seria algo, para a lógica humana, impossível. Por isto ficaram surpresos ao receber Pedro à porta.
- Deus tinha um plano urgente com Pedro e quanto a isto nada poderia impedir. Por esta razão, o anjo interferiu para libertá-lo.
- Este anjo não era Jesus, era um ser angelical comum enviado da parte de Deus com esta missão. As indicações do texto (7, 8, 10) indicam que suas ações foram limitadas apenas àquilo que Pedro não poderia fazer por si só.
TRANSIÇÃO: Em Atos 12 temos pelo menos 5 princípios vitais para oração.
Frase de ligação:
É hora de