ATIVIDADE SOBRE SANTO TOMÁS DE AQUINO: JUSTIÇA E LIBERDADE
Santo Tomás de Aquino é um dos seguidores fieis de Aristóteles e ele seguiu os ideais aristotélicos, mas também as da igreja. Para o pensador cristão, justiça é uma virtude, um meio entre extremos opostos. Com isso, pode-se dizer que a razão e a experiência caminham lado a lado e a justiça consiste em dar a cada um o que é seu, nem a mais do que é devido e nem a menos. Sendo assim, uma relação de igualdade entre pessoas.
2. Identifique comente o conceito de sinderese no texto de Santo Tomás de Aquino.
“A liberdade
3. Apresente e caracterize os conceitos de liberdade e moral existentes no texto aqui analisado inclusive destacando trechos do próprio texto para confirmar.
“A liberdade consiste exatamente na possibilidade humana de escolha entre inúmeros valores que se apresentam como aptos à realização de um bem.”
“A sociedade civil carece de ética, uma vez que o próprio convívio dos seres racionais já representa uma eleição de um fim (Bem Comum) e dos meios (Sociedade Civil) para o alcance deste fim; é a razão prática que indica o caminho para o convívio social (societas).”
4. Comente a lei eterna e a lei humana para Santo Tomás de Aquino.
A lei natural, da qual o homem também tem capacidade de conhecimento, tem por fundamento o fazer o bem e evitar o mal, pois dessa forma ele vai proteger a sua existência, e isso também é um bem.
A lei humana nasce da necessidade que o homem tem de viver em sociedade e de evitar que vivendo socialmente alguns homens cometam o mal, que leva à destruição da sociedade em que vivem. As leis humanas têm por objetivo preservar o bem comum. Mas se as leis humanas não respeitarem as lei naturais ou forem contra as leis divinas, elas deve ser desobedecidas, pois são injustas.
5. Para Santo Tomás de Aquino, a igreja deveria ter um papel determinado na sociedade. Seguindo o trecho abaixo que papel seria esse?
“Não é lícito aos clérigos matar, por dupla