Redireccionamento
O que é?
Redireccionamento, também conhecido como remarketing, é uma estratégia de segmentação comportamental que utiliza dados de navegação.
Quando os visitantes deixam o site de uma marca, uma cookie é colocada no seu navegador, o que significa que eles vão, posteriormente, ver os banners dessa mesma marca ao navegar outros sites ou motores de busca.
Assim, o redireccionamento reforça assim o retorno ao investimento na publicidade, visando esses clientes potenciais, que são mais propensos a comprar do que aqueles que não estão familiarizados com a marca.
Licitação em Tempo Real (Real Time Bidding – RTB)
Em tempo real oferecendo plataformas (RTB) para a compra e venda de espaço publicitário faz com que o redireccionamento seja ainda mais eficaz.
Conhecido como o intercâmbio de publicidade, operam de acordo com as necessidades dos anunciantes e da disponibilidade de editores.
Segundo a empresa de marketing on-line mediadora, RTB permite que os compradores avaliem o valor de uma impressão do anúncio em tempo real e determinem a sua relevância atual para a campanha.
Os editores já não têm de definir um preço de antecedência para um número predeterminado de impressões, enquanto os compradores podem comprar publicidade quando a oferta atual se adequa ao orçamento.
Papel das Redes Sociais
Embora ainda está a ser testado no Twitter, o redireccionamento está disponível no Facebook desde 2012.
Usando licitação em tempo real, o Facebook Exchange (FBX) permite que as marcas insiram os seus banners na barra lateral direita dos usuários que visitaram os seus sites ou, desde março de 2013, no seu feed de notícias.
Os resultados foram dramáticos: de acordo com um relatório da AdRoll publicado em junho, o redireccionamento que os anúncios obtiveram foram exibidos no feed de notícias e originaram uma taxa de click-through 49 vezes maior do que aqueles indicados na barra lateral direita e 21 vezes maior do que o redireccionamento