TRANSPORTE ATRAVÉS DE MEMBRANAS BIOLÓGICAS: TRANSPORTE PASSIVO/ATIVO E ENDOCITOSE/EXOCITOSE
2390 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIPBIOMEDICINA – 1º SEMESTRE
NOTURNO
TRANSPORTE ATRAVÉS DE MEMBRANAS BIOLÓGICAS:
TRANSPORTE PASSIVO/ATIVO E ENDOCITOSE/EXOCITOSE
ANDREIA MARIA FRANÇA
BIANCA FELIX ZANNON
IANE MARQUES DE OLIVEIRA
MAYANNE MEDEIROS DA COSTA
TALICHEN MARQUES GODOY
SÃO PAULO
2010
RESUMO
A membrana plasmática é essencial para os seres vivos, pois separa as soluções do meio intra e extracelular, evitando a mistura dessas soluções. A célula necessita de energia para sua sobrevivência, por isso ela tem seu próprio metabolismo, mas esse processo necessita de alguns nutrientes de fora para ocorrer. Contudo, esses nutrientes têm que atravessar a membrana plasmática para entrar na célula, esse transporte através das membranas acontece devido à presença de proteínas que realizam o transporte, além de um potencial eletroquímico entre as soluções.
O transporte pode ser passivo, a favor do gradiente eletroquímico, ou ativo, contra esse gradiente.
Endocitose e Exocitose esses são dois processos muito comuns no nosso corpo, que ocorrem constantemente dentro de nossas células. Assim como a Difusão Simples, Facilitada e a Osmose, esses são mecanismos de transporte de moléculas do meio intracelular para o extra celular e vice e versa. A grande diferença é o tamanho das moléculas, os tipos de Difusão e a Osmose transportam substância pequenas, capazes de passar pela membrana ou pelas proteínas transportadoras. Já na Endocitose e na Exocitose, é feito o transporte de moléculas maiores ou de maiores quantidades de material.
O processo em que a célula incorpora um material para depois diferi-lo. Pode ser de dois tipos: fagocitose e a pinocitose. A fagocitose está relacionado a partículas grandes como microrganismos e é realizado por muitos organismos unicelulares e macrófagos. Já a pinocitose está relacionado a moléculas menores dissolvidas em água, sendo realizado por quase todas as células.