Atividade Portu Ria
Aluna: Luana Ramos Vital
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho (Manhã)
Disciplina: Saúde e segurança na atividade portuária.
Professor Pesquisador: Marcelo Henrique dos Santos Silva
Polo: Garanhuns Cidade: Jucati
Data: 17/12/2014
Porto
Um porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinada ao atracamento de barcos e navios, e com o pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de carga e ao estoque temporário destas, bem como instalações para o movimento de pessoas e carga ao redor do setor portuário, e, em alguns casos, terminais especialmente designados para acomodação de passageiros.
Porto Organizado
É o porto construído e aparelhado para atender às necessidades da navegação e da movimentação e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado pela
União, cujo tráfego e operações portuárias estejam sob a jurisdição de uma autoridade portuária. As funções no porto organizado são exercidas, de forma integrada e harmônica, pela a Administração do Porto, denominada autoridade portuária, e as autoridades aduaneira, marítima, sanitária, de saúde e de polícia marítima.
Operação portuária
A operação portuária se resume em dizer que é o conjunto de operações realizadas desde o transporte marítimo até o transporte terrestre, ou seja, desde atracar o navio no porto até a saída das cargas do porto por rodovias, ferrovias, dutovias, ou até mesmo por outra embarcação.
Estiva
O estivador é o trabalhador que se ativa na movimentação de mercadorias nos conveses ou nos porões das embarcações principais ou auxiliares, incluindo o transbordo, arrumação, peação e despeação, bem como o carregamento e a descarga das mesmas, quando realizados com equipamentos de bordo, conforme define o artigo 57, § 3º, II da Lei 8.630/93.
Capatazia
No âmbito do trabalho portuário, capatazia é a atividade de movimentação de cargas e mercadorias nas instalações portuárias em