UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
ENGENHARIA DE MATERIAIS
DOCENTE: WANDERSON SANTANA DA SILVA
MTR 0454 – COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS
QUESTÕES SOBRE ESTRUTURAS CRISTALINAS E DISTORÇÃO DE REDE
DISCENTES:
ARTHUR ARAÚJO DE SOUZA
2014084356
DANIELLE GOLEBIOWSKI REN
2015010105
MARCEL LEAL DE CASTRO
2014089030
TOMAZ RODRIGUES DE ARAÚJO
2014083072
NATAL / RN
2015 . 1
1 - Por que devo fazer um tratamento de cementação em um aço baixo carbono no campo austenitico?
O tratamento de cementação objetiva aumentar a dureza na superfície do aço, sem mudar o seu interior, isso é realizado através da deposição de carbono no aço que é absorvido apenas pela sua superfície. Como o objetivo é aumentar a dureza do aço com a deposição de carbono, os aços mais utilizados são os de baixo carbono, por possuírem uma baixa dureza e também por não conterem grande quantidade de carbono na sua composição.
Esse tratamento térmico é realizado na temperatura de austenitização do aço, isso devido a grande mobilidade que o carbono consegue ter nas estruturas CFC, além de se desejar a distorção da rede de CFC para tetragonal de corpo centrado (estrutura martensitica), que é gerada pela grande quantidade de carbono na rede e pelo super-resfriamento da peça.
2 - O que é vidro metálico?
Vidro metálico é o nome dado aos metais que não possuem estruturas cristalinas definidas, isso quer dizer, metais amorfos. Isso ocorre em metais que estão na faze liquida e são resfriado muito rapidamente, sem dar tempo para a organização dos átomos em redes cristalográficas.
Esses metais normalmente são fitas finas, c om carcteristicas bastante interessantes, são magnéticas com baixa coercitividade e alta resistência elétrica e possuem alta capacidade de deformação.
3 - De exemplos de materiais HC que tenham a razão a/c diferente de 1,633.
A razão a/c igual á 1,633 é um valor ideal nem