Fusões e Aquisições
Introdução
As décadas de 80 a 90 sofreram grandes mudanças no cenário econômico. Iniciamos um processo, vivemos e continuamos a sentir as grandes mudanças nas empresas. Houve grandes fusões, aquisições, incorporações, privatizações e a formação de conglomerados tudo isso em virtude da abertura comercial do país. Hoje ainda continuamos a sentir essas mudanças, que se acredita ainda perdurar por muitos anos.
Esta
pesquisa
busca
esclarecer
essas
mudanças
e
informar
as
diferenças entre as terminologias aplicadas aos diversos tipos de agrupamentos de empresas, demonstrando principalmente quais fatores influenciaram dois grandes bancos: Itaú e Unibanco, a utilizar-se delas, para se reorganizarem a redefinir suas estratégias de negócios.
2
Delimitação do Tema
Na
tentativa
de
entender
os
fatos,
esta
pesquisa
visa
apresentar um estudo do caso: Itaú X Unibanco, que ocorreu no final de 2008.
3
Justificativa
A grande concorrência, a diminuição das margens de lucro tem contribuído para que as empresas busquem novas estratégias de crescimento, obrigando-as a reestruturar para adaptar-se ao novo ambiente. Isso afeta direta ou indiretamente a todas as pessoas, funcionários são demitidos, os consumidores tem menos opções de escolha, etc. A questão de estudo é de grande importância a sociedade, pois busca entender e informar como funciona as transações decorrentes das negociações para as aquisições e fusões.
4
Objetivo
O objetivo dessa pesquisa será de investigar os motivos que levaram os Bancos Itaú e Unibanco a se reorganizarem e redefinirem suas estratégias de negócios através da atividade de fusões e aquisições no Brasil.
5
Metodologia
Para a pesquisa utilizou-se da leitura de entrevistas à jornais e revistas, sites econômicos e acadêmicos que fazem menção ao case:
Itaú X Unibanco, bem como a leitura de livros didáticos para a composição e compreensão das