Fusões e Aquisições
Aluno: Fernando Guimarães De Moura Batista
A Minerva Foods está ampliando seus negócios para o Uruguai. A terceira maior processadora de carne bovina do Brasil confirmou na última terça-feira (18) a aquisição do frigorífico uruguaio Carrasco.
De acordo com informações da empresa, os valores da aquisição atingiram os US$ 37 milhões, numa transação ainda sujeita a condições e autorizações.
Com receita de cerca de 140 milhões de dólares em 2013, o frigorífico possui uma planta de processamento e abate de bovinos em Montevidéu, com capacidade para abate e desossa de 900 cabeças de gado por dia, disse a Minerva em comunicado.
O negócio, segundo a companhia, aumentará a capacidade de abate da Minerva para cerca de 2.400 cabeças por dia no Uruguai, além de fazer sua participação de mercado em exportações atingir aproximadamente 18%.
Citando dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a Minerva afirmou que o Uruguai é hoje o 15º maior produtor e 6º maior exportador de carne bovina do mundo, vendendo produtos "para países que o Brasil hoje não atinge, como Estados Unidos e Canadá".
Os executivos da empresa revelam que a aquisição é mais um passo do plano de investimentos que prevê o aumento da capacidade produtiva na América do Sul, e disse acreditar na obtenção de ganhos de sinergia com sua unidade uruguaia atual Pul, principalmente nas áreas administrativas, compra de gado e canais de distribuição. .
Uma fusão da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e da Associação Brasileira de Produtores e Importadores de Carne Suína (Abipecs) criou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), entidade que passará a representar a indústria de suínos e de aves. As negociações para fusão das duas associações começaram há dois anos, no entanto a ABPA só foi criada oficialmente na última segunda-feira (24). A entidade reúne 132 associados (117 da Ubabef e 21 da Abipecs), 13 Câmaras