POLITICAS
Luiz Inácio Lula da Silva
Ministro da Educação
Tarso Genro
Secretário Executivo
Fernando Haddad
Secretária de Educação Especial
Claudia Pereira Dutra va biológica e psicossocial, si tuando o ensino de português como segunda língua para os surdos no âmbito de políticas de idioma e da legislação vigente da educação nacional; e propondo a aplicação dessas concepções na definição de abordagens, métodos e técnicas a serem adotados no ensino de portu guês (escrito) para surdos, em face das necessidades colocadas pe las características de sua produ- ção escrita.
A segunda parte consiste de oficinas temáticas de projetos educaci- onais voltados para o ensino de lí ngua portuguesa pa ra surdos, em que se exemplificam algumas etapas dessa elaboração, em particular a revisão teórica do tema, a coleta de materiais ilustrativos dos te- mas examinados (situações reais de fala, imagens, desenhos e ou- tros) e a aplicação de fundamentos teóricos e metodológicos, na formulação de atividades didático-pedagógicas e no desenvolvimento de tecnologias ed ucacionais. Partindo da si mulação de si tuações de ensino-aprendizagem orientadas para alunos com nível interme- diário de português, os projetos abordam questões de gramática e de leitura e produção de textos.
Não se trata, portanto
, de um curso de língu a portuguesa para sur- dos com conteúdo e progressão fixos
. Assumindo-se que os projetos educacionais devem estar voltados para o desenvolvimento de com- petências e habilidades no educa ndo, entendemos as sugestões e propostas formuladas neste livro como temas para reflexão, a serem
adaptadas,