Atividade - Mito da Caverna
1 – O que é a caverna?
R - A caverna é o mundo ao nosso redor, físico, sensível em que as imagens prevalecem sobre os conceitos, formando em nós opiniões por vezes errôneas e equivocadas, pré-conceitos, e modelos de estrutura social pré-histórica, voltada para valorização do mito, e da ignorância. Quando começamos a descobrir a verdade, temos dificuldade para entender e apanhar o real, que é ofuscamento da visão ao sair da caverna, para isso, precisamos nos esforçar, estudar, aprender, querer saber, buscando assim a evolução do pensamento.
2 – Que são as sombras das estatuetas?
R – As sombras das estatuetas que e refletido na parede da caverna, são as coisas materiais, o mundo material em que vivemos, com sua geografia limitada, com idéias preconcebidas sem embasamento cientifico, fundada apenas em mitos e superstições, e nos aceitamos essas idéias sem questionar, vemos que os outro quer que vemos, uma visão limitada de um mudo também limitado. As sombras também pode ser as idéias sem fundamentos, que tomamos como verdade, ilusões.
3 – Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna?
R - O filósofo, e o prisioneiro que indignado com sua situação quebra os grilhões da ignorância, e busca luz da verdade, saindo da caverna ele, no primeiro momento fica cego, com luz, mas aos pouco ele vai conseguindo enxergar, compreendendo todas as novas informações.
4 – O que é a luz exterior do sol?
R - A luz da verdade, a razão, onde o homem busca o seu conhecimento.
5 – O que é o mundo exterior?
R - O mundo das ideias verdadeiras ou da verdadeira realidade, fora da caverna representa o mundo real, que para Platão é o mundo inteligível por possuir Formas ou Ideias que guardam consigo uma identidade indestrutível e imóvel, garantindo o conhecimento dos seres sensíveis.
6 – Qual o instrumento que liberta o filósofo e com o qual ele deseje libertar os outros prisioneiros?
R - A dialética, que é o método que usa o dialogo,