054863531082
300 palavras
2 páginas
Haloperidol é um derivado butirofenona comumente utilizados como um agente anti-psicótico. As reações adversas pela intoxicação aguda por esse tipo de medicamento incluem sonolência, visão turva, efeitos extrapiromidais, discinesia tardia, taquicardia, hipotensão e rigidez muscular, a dose letal é “7,1 mg/kg em ratos” não sendo comum os casos fatais (o objetivo de estudo sobre esse medicamento é saber seus efeitos, como esse medicamento age no organismo, intoxicação aguda farmacologia, manifestação clinica e tratamento). A absorção gastrointestinal dos neurolípticos é errática e a biodisponibilidade por via parenteral é quatro a 10 vezes maior, são drogas extremamente lipossolúveis com meia- vida prolongada (20 a 40 horas).
A intoxicação aguda, que por sua vez, é a manifestação clínica através de sinais e sintomas, do efeito nocivo resultante de uma substância química com o organismo vivo, e que se apresenta de forma súbita, alguns minutos ou algumas horas após a exposição ao agente químico, pode levar a quadros de depressão SNC desde letorgia, fala arrastada, ataxia e confusão mental até coma e momentos de agitação, por bloqueio de vias inibitórias do SNC. Em casos extremos o paciente pode apresentar-se em coma com depressão respiratória e hipotensão, ás vezes grave o suficiente para determinar um estado de choque.
Havendo suspeita de intoxicação a medicação deve ser suspensa imediatamente. O tratamento deve esta voltada para medidas suportivos gerais. Esvaziamento gástrico por lavagem gástrica e superdosagem em até doze horas após ingesto, indução do vômito se ingesto recente (minutos) em paciente aberta ou assintomática evita-se após algumas horas. Coração ativado a cada 2 ou 3 haras e cartórtico salino, monitoração respiratório e cardiovascular.