folosofia e ensino aprendizagem
Aluna: Francielle de Camargo Ghellere
PLANO DE AULA
Esta tarefa é destinada ao desenvolvimento do Trabalho Final da disciplina Filosofia no Processo Ensino-Aprendizagem. O trabalho consiste em um plano de aula contendo proposta de atividade envolvendo técnicas aprendidas na disciplina. Deve conter:
Conteúdo
Objetivos (Geral e Específicos)
Metodologia
Técnica
Avaliação
Referências
http://clubedamafalda.blogspot.com.br/
O Mito da caverna de Platão
Platão criou uma alegoria, conhecida como mito ou alegoria da caverna, que serve para explicar a evolução do processo de conhecimento. Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali. Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira. Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade. Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.
O texto acima foi retirado do site: http://w3.ufsm.br/leaf/menuesp3/7242e31ff99447fb4ae13898eeb6cdf0.pdf. Atividades de introdução à filosofia e filosofia política. Visitado em 27/07/2011.
Questionamentos acerca do texto para serem trabalhadas em sala de aula:
Aprofundar a interpretação do texto e a reflexão sobre ele, a partir de questões como:
O que significa no texto caverna?
O que significa estar acorrentado? O que significa sair da caverna?
Quem