Atividade Mito da caverna
Curso: Pedagogia
Turma: 2º N.A
Disciplina: Filosofia da Educação
Profª: Fabiele Trujillo
Aluna: Juliana Raimundo Rocha Dos Santos
São Roque
2014
Atividade sobre “O Mito da Caverna”, de Platão.
Por que o texto recebeu o título “Mito da Caverna”?
R: Mito porque é um mundo onde pessoas vivem com suas fantasias, Caverna porque vivem isoladas, ou seja, acostumadas a viver no mundo de ilusões. “Mito da Caverna”, Porque o homem deixa de lado seus medos (fantasias e ilusões) e vai à busca de novos conhecimentos (descobertas).
O episódio relatado ocorreu? Comente sobre isto.
R: Em uma “caverna” (cidade), um mundo de ilusões onde vivem pessoas que ficam presas por crenças, preconceitos, idéias falsas, onde o “medo” predomina.
Qual é o contexto histórico no qual o texto foi escrito? Explique.
R: Pela análise do texto, posso afirmar que foi na antiguidade, pelo modo que é escrito o texto e pelo modo como Platão descreve os personagens do “Mito da Caverna”. Sua realidade era viver presas em suas crenças e superstições, ao se cansarem de viver aquela precariedade passam por um processo de “libertação” e contemplam o verdadeiro conhecimento.
Analise os seguintes trechos das falas de Sócrates:
“E se o arrancarem à força da sua caverna, o obrigarem a subir a encosta rude e escarpada (alto) e não o largarem antes de o terem arrastado até a luz do Sol, não sofrerá vivamente e não se queixará de tais violências? E, quando tiver chegado à luz, poderá, com os olhas ofuscados pelo seu brilho, distinguir uma só das coisas que ora denominamos verdadeiras?” (p. 03)
R: Analisando o trecho da pag. 03, ao sair da caverna após ter vivido sempre aprisionado o homem sofreria pelas novas reações que o fizeram sentir, mas logo se acostumaria e poderia tornar real (sentir/ tocar/ entre outros) tudo o que tinha visto só por imagens.
“A educação é, pois, a arte que se propõe este objetivo, a conversão da alma, e que procura os meios mais