atividade física associada aos idosos
Bradipneia: Abrandamento da respiração para menos de 12 movimentos/minuto. (Schaffker & Mencher, 2004)
Endorfinas: Hormonas que actuam no cérebro. São segregadas pelo lobo anterior do cérebro, (…) que controlam a percepção da dor. (Robert Berkow, M. D., 1899)
Catecolaminas: incluem hormonas como a adrenalina, a noradrenalina, a dopamina e a dopa, que aumentam a pressão celular. (Robert Berkow, M. D., 1899)
Policitemina: aumento anormal do número de glóbulos vermelhos no sangue circulante.
Existem vários tipos de Policitemia:
Compensatória: policitemia resultante de hipóxia prolongada(enfisema pulmonar, doença cardíaca congénita, permanência em grande altitude)
Hipertrófica: policitemia associada a hipertensão arterial mas sem esplenomegalia.
Relativa: aumento relativo dos glóbulos vermelhos no sangue circulante devida a diminuição do plasma sanguíneo.
Rubra: o mesmo que policitemia “vera”
Secundária: aumento absoluto do volume globular eritrocitário consecutivo a uma libertação excessiva de eritropoitina ( curto-circuito direito-esquerdo, doença pulmonar crónica, certas nefropatias, etc.)
Vera: forma crónica de policitemia de causa desconhecida, caracterizada por hiperplasia medular com aumento do volume de sangue, assim como dos glóbulos vermelhos. (www.infopedia.pt)
Lactamina: ácido láctico, também designado por ácido hidroxipropiónico ou ácido 2-hidroxipropanóico, é um ácido carboxílico alifático, de fórmula molecular
CH3-CH(OH)-COOH. Possui um átomo de carbono assimétrico, existindo, portanto, em duas formas isómeras opticamente activas, D-láctico e L-láctico e sob a forma de racemato. É um líquido inodoro, transparente, higroscópico e espesso, com um sabor azedado. É também um composto orgânico de frequente ocorrência natural. Surge como produto da acção das bactérias lácticas na fermentação do açúcar do leite (lactose), do amido e da glucose, assim como da acidificação de vegetais.