A inserção do jovem no mercado
PRIMEIRO EMPREGO: REPRESENTAÇÕES SOCIAS DO JOVEM ACERCA NA ENTRADA DO MERCADO DE TRABALHO.
Projeto de pesquisa apresentado ao Comitê de Ética da Facid Devry Brasil como requisito para a elaboração do Trabalho Psicologia Social II. Orientador: Prof.Carlos Antônio.
Primeiro Emprego: Representações sociais do Jovem a cerca da Entrada no Mercado de Trabalho. 2013. Projeto de Pesquisa orientado pelo Prof. Carlos Antônio() - Facid Devry Brasil. Teresina, 2013.
RESUMO
Este projeto abordará questões envolvendo aspectos da inserção dos jovens brasileiros no mercado de trabalho. O jovem que hoje pretende entrar no mercado que está cada vez mais concorrido e exigente no quesito qualificação, enfrenta grandes dificuldades para a sua iniciação profissional. Destacando assim que o objetivo do estudo é o primeiro emprego, realçando alguns aspectos relevantes do papel do jovem na sociedade, bem como as suas perspectivas quanto ao Mercado e as dificuldades para conseguir o seu lugar na área de sua formação.
Palavras-chave: Jovem, primeiro emprego, mercado de trabalho, expectativas.
1.1 Introdução
O projeto terá como base os jovens e as suas representações sociais acerca do seu primeiro emprego, perante o meio no qual está inserido, tendo em vista a busca e perspectivas por uma oportunidade na área de trabalho e o olhar crítico da sociedade diante desse profissional.
O jovem busca entender como funciona o mundo do mercado de trabalho e quais seus pontos de vista para um emprego bem sucedido e as questões psicológicas em relação a sua vida logo após seu primeiro emprego e a postura a ser tomada diante as consequências de suas decisões.
A sociedade impõe muitos obstáculos no que se diz respeito a vida profissional, ainda mais quando a questão é o primeiro emprego, bem como as