Resumo INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
RELIGIOSAS
RESUMO
(INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA)
De Luis F. Ladaria
IR. ROGÉRIO MITCOV, FMS
Resumo do livro (Introdução à Antropologia Teologia) de Luis F. Ladaria, Ed. Loyola, São Paulo, 1998; referente ao Curso Superior de Ciências Religiosas. Prof. Pe. Vitor G. Feller.
FLORIANÓPOLIS 22 DE OUTUBRO DE
2008
Resumo do livro
INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
(LUIZ F. LANDARIA)
INTRODUÇÃO
As áreas para se tratar do homem são várias: filosofia, psicologia, médica, sociológica etc. O termo “Antropologia” torna-se em muitos casos um termo equívoco. É evidente que a palavra nos remete ao homem, nos mostra que ele é o objeto material para se estudar Antropologia. Mas é importante enfatizar do que o homem é em sua relação com o Deus Uno e Trino revelado em Cristo. Ao mesmo tempo, indica-nos pelo menos em linhas gerais, o método que precisamos seguir para alcançar o objetivo: o estudo da revelação cristã.
Jesus Cristo é, com efeito, o revelador do Pai. Quando na teologia cristã, se fala de revelação, é Deus que se dá a conhecer.
A própria revelação cristã, que nos fala de Jesus Cristo como Filho encarnado e de nosso encontro com Ele na fé, pressupõe um conhecimento e uma experiência o que significa ser homem como sujeito livre e responsável por si mesmo.
A revelação com Deus, sempre medida por Jesus Cristo, que a revelação nos faz conhecer apresenta-se a nós de formas articuladas, não simplesmente de um modo global em que não se dá a possibilidade de distinguir aspectos e pontos de vista. Pelo contrário, para ter uma visão completa do homem do ponto de vista da fé cristã, é preciso distinguir entre os aspectos fundamentais de nossa referencia a Deus.
O estudo do homem do ponto de vista da revelação com Deus, articulado do modo que expusemos brevemente, constitui o objeto fundamental da Antropologia Teológica.
Também a Escatologia se relaciona com a Antropologia Teológica. É o estado de