atividade fisica e bem estar psicológico
Na década de 80, alcançar a boa forma e ter o corpo moldado e bonito eram os principais objetivos de quem praticava atividade física. Muitos beneficiários não conseguiam acompanhar o ritmo frenético dos pesados programas de exercício e desistiam deste sacrifício, que tinha finalidade quase que exclusivamente estética. A ação dos Profissionais de Educação Física apontou que era preciso integrar a atividade física à saúde e ao bem estar, sem exageros. A partir dos anos 90, a sociedade começou a reconhecer o exercício físico como um promotor de saúde e prazer. Esta consciência vem crescendo na mesma proporção que aumenta a epidemia das doenças da vida moderna.A evolução da indústria de bens de consumo deixa a vida cada vez mais prática, aumentando, consequentemente, o sedentarismo. O carro, a televisão com controle remoto e o computador são apenas alguns exemplos de invenções que contribuem para que, a cada dia, as pessoas façam menos movimento.
A falta de atividade física associada a uma alimentação desregrada, tem como resultado lógico as doenças cardiovasculares, que por sinal e a maior causa de morte no mundo segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) , segundo a OMS 70% das doenças estão ligadas ao estilo de vida e se houver uma mudança de habito cuja mudança de habito for para uma vida regrada e com exercícios físicos , poderia trazer uma economia de 50% do que se gasta com remédios para combater as doenças crônica relacionadas ao sedentarismo.
A pratica de atividade física tem como uma das principais alternativas para aqueles que vivem o ritmo imposto pó nossa era (sedentarismo)e querem boa saúde.
Nós, Profissional de Educação Física temos a responsabilidade de adaptar atividades física a cada pessoa, nós somos cruciais no processo de saúde da população.Seja no movimento rimado das doenças ,nas atividades das danças, nas atividades nas academias , piscinas e artes marciais.
Os