Atividade física e sua importância
No mundo globalizado cada vez mais se observa o sofrimento psíquico dos trabalhadores. Tal fato parece estar relacionado a uma carga excessiva de trabalho mental e de tarefas solicitadas ao profissional nas diversas áreas.
É importante mais uma vez, ressaltar que a qualidade de vida é fundamental na sobrevivência das empresas e essa qualidade pode ser alcançada através da remuneração adequada, promoção do desenvolvimento social, melhoria nas condições de trabalho e a oferta de oportunidades de crescimento dentro da organização. Segundo Teixeira (2005) “algumas empresas investem na saúde de seus funcionários possibilitando a prática de atividades físicas. Os benefícios da atividade física para a saúde incluem”:
- Redução do estresse;
- Redução das doenças cardiovasculares;
- Melhora na auto-estima, tornando as pessoas mais ativas e motivadas. Estudos mostram que se todos os dias a pessoa praticar pelo menos trinta minutos de exercício de forma contínua e acumulada, trará ótimos resultados para a saúde. Com os benefícios psicossociais destacam-se: . Diminuição da depressão; . aumento da auto-estima; . Alívio do estresse; . Aumento do bem-estar; . Redução do isolamento social. Benefícios para a Empresa:
- Aumento da produtividade;
- Redução do índice de absenteísmo;
- Diminuição dos custos médicos;
- Diminuição da rotatividade na mão-de-obra;
- Melhora da imagem dos funcionários. As competências adquiridas pelo pedagogo, relacionadas nas áreas: de atuação, técnica, auto-aprendizagem e social, terão como objetivo oferecer uma preparação adequada ao trabalhador, de acordo com a sua respectiva área profissional, podendo despertar as habilidades latentes do trabalhador, melhorando a sua qualificação, o que certamente proporcionará um melhor desempenho no