Importância da atividade física
Introdução
A atividade física significa qualquer movimento do corpo produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia maior que em repouso (CASPERSEN et al. 1985).
Segundo COLBERG (2003), a atividade física ajuda a perder gordura, melhora o humor, reduz o estresse e a ansiedade, aumenta o nível de energia, melhora a imunidade, torna as articulações mais flexíveis e melhora a qualidade de vida. Estudos indicaram que quando introduzidos à educação física na infância ou na adolescência, as possibilidades desses de ter uma vida mais saudável futuramente são maiores.
Referencial Teórico
Infelizmente a educação física obtém um espaço na escola apenas voltado para fins recreativos, lazer e descontração. A escola por ser um local de ensino-aprendizagem se torna importante estimular a prática dessas atividades aos alunos já que ela é responsável pelo desenvolvimento motor e social das crianças. Referindo aos processos de ensino-aprendizagem construtivistas, dois autores se destacam: Ausubel e Piaget.
AUSUBEL (1982), diz que o processo de ensino-aprendizagem deve ser significativo, os conteúdos enfatizados devem ser relacionados com elementos de seu cotidiano, sendo imprescindível a investigação dos conhecimentos prévios de cada aluno, na busca dos chamados subsunçores, que são palavras chaves que o aluno irá ancorar ao novo conhecimento.
Segundo PIAGET (1997), a aprendizagem é um processo interno sucedido da descoberta e reorganização de pensamentos oriundos da interação social, onde o saber é construído a partir de conflitos cognitivos, que são dúvidas surgidas (desequilíbrio) nas relações sociais em que o sujeito descobre e organiza a suas respostas (equilibrio), sendo assim essencial que o professor instigue o aluno a ter curiosidade para que propicie o processo de equilibração, respeitando os limites cognitivos de sua faixa etária.
Objetivos
A finalidade desse trabalho foi incentivar