Fórum
- É possível para o professor buscar toda a história e as experiências de cada um dos seus aprendizes no cotidiano escolar?
Procure exemplos no seu cotidiano ou em experiências anteriores, mesmo como estudante, para exemplificar seu discurso, e comente as participações e experiências dos seus colegas.
Creio que essas duas teorias para sala de aula podem implicar de várias maneiras, primeiramente na abordagem sócio histórica é colocar o professor como algo fundamental, pois se trata “do outro mais experiente”, um mediador que aborda os assuntos. Nessa abordagem a compreensão é facilitada, ocorre uma troca de experiências “diferenciada”. De modo geral, considera-se a individualidade dos alunos, o conhecimento é construído coletivamente.
A teoria bioecológica segundo Polonia e Senna (2005) pode “fornecer uma orientação para a investigação das mudanças que ocorrem com os seres humanos e as suas relações com o ambiente”. É válido apontar que nessa abordagem tanto professor, quanto aluno são aprendizes e a colaboração da família é de extrema importância para o sucesso educacional do aluno.
Acredito sim, que seja algo fundamental o professor buscar a história e as experiências dos alunos no cotidiano escolar. Acredito também que atualmente seja muito difícil realizar essa “pesquisa”, esse “levantamento” histórico sobre os alunos, ouvir todas as suas experiências (pois se damos uma abertura, todos querem falar e falar), difícil, pois dentro de uma sala de aula são muitos alunos, muito conteúdo para ser passado, enfim, hoje tudo é muito, as dificuldades, os obstáculos, menos o tempo, o tempo é sempre curto, diante de tudo que queremos fazer. No entanto, como professora sempre procuro “pesquisar” um pouco da história dos alunos, principalmente aqueles que apresentam muita dificuldade ou apresentam problemas sérios de comportamento, e, sempre tive a resposta de tais atitudes, por