atividade fisica na terceira idade :uma melhoria na qualidade de vida
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
A discilplina de Estágio Supervisinado proporciona esse contato com o mundo e permite ao estágiario identificar problemas existentes em uma determinada comunidade dando-lhe oportunidade de intervir e melhorar o ambiente. A faculdade percebeu que essa união é fundamentel para o crescimento profissional do docente e é nesta perspectiva que o estágio contribui levando para o futuro profissional capacitação, competência, contato com a realidade, trazendo para si uma visão diferenciada do que é prática e educar Com relação a isso afirma Selma Garrido Pimenta: “O curso, o estágio, as aprendizagens das demais disciplinas e experiências e vivências dentro e fora da universidade ajudam a construir a identidade docente.” (PIMENTA, 2004. P. 67).
A educação Física neste últimos tempos tem mostrado vitalidade em diversos campos de atuação tornando-se cada dia mas essencial na melhoria da qualidade de vida das pessoas, desta maneira se faz necessário afirmar que o profissional de Educação Física devera esta munido de um grande arca bolso teórico, para assim desenvolver suas praticas com qualidade e eficiência, uma das primeiras experiências deste profissional tende a ser o processo de estagio supervisionado que colabora na sua formação, gerando transformação na vida destes profissionais, onde o aluno inverte seu papel e descobre-se enquanto professor, conhecendo melhor a sua área de atuação. Segundo PAULO FREIRE (2011, p. 78 e 79), “Como educador preciso ir “lendo” cada vez melhor a leitura do mundo que os grupos populares com quem trabalho fazem de seu contexto imediato e do maior de que o seu e parte”.
Segundo a organização mundial de saúde podemos considerar que uma pessoa, a partir d 60 anos de vida, já é considerado da terceira idade. O surgimento das ILPL vem crescendo assustadoramente, sendo de grande relevância conhecer como funciona esta institucionalização para os idosos.
Segundo estimativas do IBGE, nos próximos